quinta-feira, 18 de maio de 2017

Pêndulo simples

Pêndulo simples

  • Pêndulo simples é um dispositivo que consiste numa massa puntiforme pressa a um fio inextensível que oscila em torno de um ponto fixo. E é utilizado em estudos sobre Força peso e movimento oscilatório. 

        O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (T) que é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória, ou seja, voltar para sua posição inicial, visto que o movimento pendular é periódico.
Temos também o frequência (f ), que é o número de vezes que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo específico, ou seja, o inverso do período. Matematicamente expresso assim: (f=1/T) onde f é dado em Hz e T em s

Energia mecânica, aula 09/05/17

Energia mecânica
  • Energia mecânica pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho. Ou também como a soma da energia cinética (Ec) produzida pelo movimento dos corpos com a energia potencial, que pode ser gravitacional (Epg) ou elástica (Epe), produzida por meio da interação dos corpos relacionada com a posição dos mesmos.


  • Energia cinética: é a forma de energia que os corpos em movimento possuem. Ela é proporcional à massa e à velocidade da partícula que se move. Expressa matematicamente assim: 

m= massa, dado em kg
v= velocidade, dado em m/s
Ec= energia cinética, dado em Joule (J)

  • Energia potencial: é a energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética.Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cinética ou vice-e-verso. 

  • Energia potencial gravitacional: é a energia que corresponde ao trabalho que a força Peso realiza. É obtida quando consideramos o deslocamento de um corpo na vertical, tendo como origem o nível de referência, por exemplo: o solo. 













  • Energia potencial elástica: energia potencial elástica é o tipo de energia mecânica armazenada em virtude da deformação de um material elástico. Ao comprimir ou esticar um corpo elástico, como uma mola, há a tendência do material de voltar à posição ou formação original. Sendo assim, podemos dizer que há uma energia guardada ou armazenada na deformação de materiais elásticos.
       
Nessa equação, temos:
Epe = Energia potencial elástica (J);
k = Constante elástica (N/m);
x = Deformação sofrida pelo material elástico (m).

Página inicial